quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Como capturar uma rainha


    
       Seu trabalho é tentar encontrar tanto rainhas que estão no ar se acasalando como rainhas que estão no chão a procura de um novo lugar para formar seus ninhos. Estas são as únicas oportunidades para você capturar estas rainhas recém fertilizadas, isto se deve ao fato de que elas passarão o resto de suas vidas no subterrâneo, o que dificulta muito sua captura.


Diversas formigas aladas saindo de seus ninhos numa revoada.


       Algumas dicas para se lembrar ... Faça pesquisas online para saber as diferenças físicas de uma jovem rainha e uma operária comum, certamente nos posts decorrentes a esse você irá achar algum que contenha informações desse tipo aqui no blog. Se você acha que todas as formigas têm a mesma aparência, eu lamento dizer que você está errado, logo, precisa de um estudo mais aprofundado. Uma valiosa dica é usar o Google imagens para identificar a espécie que você capturou ou observou. Tente descobrir quando ocorrem as revoadas da espécie que você está interessado e onde esta espécie se localiza. Vale lembrar que a maioria das espécies realizam seus voos nupciais em dias quentes e úmidos, ou seja, logo após uma tempestade, quando fizer calor, normalmente no final da tarde ou no início da noite.




Castas variadas de formigas, lado a lado.

       Para você que entrou de cabeça no hobby eu posso sugerir algo, ande sempre com frascos próprios para as rainhas, seja na sua bolsa ou mesmo no seu bolso, não importa aonde for. Mantenha os olhos no chão, tanto quanto possível para aumentar as suas chances de detectar uma rainha. Tente perceber com o tempo todos os insetos ao seu redor, você vai ficar maravilhado em como estamos diariamente cercados de vida. Se você é mais atento nos detalhes perceba que a rainha se assemelha mais com um besouro voando do que com uma abelha, mosca ou mesmo uma borboleta, que por sua vez voam zigue-zagueando. Ao se tornar mais ciente e cauteloso sobre como e o que procurar você vai perceber que em pouco tempo estará perseguindo rainhas numa frequência que jamais imaginou(É sério, vicia!). Quando você encontrá-las basta colocá-las nos tubos de ensaio e ser feliz. Boa sorte!

4 comentários:

  1. olá, estou copiar seu banner pra colocar no meu blog, aceita a aparceria depois passa la pra ver e copia o meu banner para o seu.

    gostei do blog muito bom

    att.
    Thiago Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Ant Boy, meu blog de cara nova e banner novo, pode adicionar o novo banner ? Obrigado http://asociedadedasformigas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. e ai joia eu adicionei seu banner adiciona o meu também euamocamponotus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir