terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Acasalamento


     
       As formigas geralmente têm dois períodos de algumas semanas ao ano, quando ocorre o acasalamento. Estes períodos de reprodução são chamados de "voos nupciais" ou "revoadas". Todas as formigas que você normalmente vê andando acima do solo (as chamadas "formigas operárias") são todas fêmeas estéreis e não participam destes vôos nupciais independentemente de seu estágio de vida. As formigas envolvidas no acasalamento são apenas as jovens rainhas e as formigas machos, elas são conhecidas como aladas, nascem no ninho e esperam quase o ano inteiro até chegar a hora para o acasalamento no vôo nupcial. As aladas são formigas especias que por sua vez nascem com asas (Sim, asas! Começando a fazer sentido agora? Já viu insetos que se parecem com formigas com asas? Eles na verdade são formigas, e não algum tipo de marimbondo!).




Jovem rainha e um macho, ambos se preparando para o voo, observados por uma operária estéril.

       Cada espécie de formiga tem seus voos nupciais em períodos de meses específicos ao longo do ano, a maioria dos quais ocorrem na primavera e no início do outono, embora os voos de muitas espécies sejam realizados no verão. Durante a revoada as jovens rainhas e os machos decolam e se acasalam em plêno voo (muitas vezes uma única rainha acasala com diversos machos), após isso ambos caem no chão, sendo que tudo isso dura algumas horas. Os machos morrem após o acasalamento, isso por que o cruzamento com as jovens rainhas durante a revoada é o seu único propósito no mundo das formigas. Enquanto isso as fêmeas fecundadas quebram suas asas e começam a procurar um novo local para começar sua própria colônia. Algumas espécies de formigas aceitarão essas rainhas agora grávidas de aos seus ninhos de origem, mas a maioria geralmente não, sendo assim as rainhas ficarão por conta própria em busca de um local adequado para começar um ninho, onde cada rainha acabará por dar à luz a sua primeiro conjunto de bebês.



Machos alados se preparando para voo na guarda de operárias.

12 comentários:

  1. oii gostei do seu blog e do fórum tbm!
    jah me registrei lá Ok? só falta a ativação!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog! Já adicionei.
    Continue com esse trabalho, é importante haver cada vez mais conteúdo sobre esse assunto em português.

    Abraço,
    Bruno.

    ResponderExcluir
  3. Edwin, o fórum na verdade não é meu, eu sou apenas um colaborador, mas creio que será um ótimo espaço para discussões tanto la como aqui.

    ResponderExcluir
  4. Bruno, fico muito feliz e motivado de ouvir isso, pode ter certeza que mais novidades estão por vir, o hobby é evidentemente crescente no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Seus posts ficaram ótimos! Agora quero ver as minhas, quer dizer, suas rainhas!! Ah e no 2º paragrafo ficou meio estranho, você disse grávidas, é um termo meio que nulo nas formigas, o que mais se encaixa seria fecundada :)
    Criticas construtivas ainda virão HAHAHA..

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo vc teria alguma rainha ou colonia para me vender??

    ResponderExcluir
  7. venho aqui para divulgar a pagina do facebook "Clube das Formigas" para reunir todos os interessados no assunto e trocar informações.

    ResponderExcluir
  8. Como acho uma rainha do genero camponotus

    ResponderExcluir
  9. Amei o blog , me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  10. Amei o blog , me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  11. Amei, você vende rainhas ou colonias?

    ResponderExcluir